Fatores de rankeamento: descubra quais são os mais importantes

Fatores de rankeamento: descubra quais são os mais importantes
30 de julho de 2021 - por Marketing de Conteúdo, Agência de Marketing, Ferramentas de Marketing, Marketing Growth, palavras-chave, SEO

Fatores de rankeamento: descubra quais são os mais importantes

Existem alguns fatores de rankeamento que os sites de buscas usam para que a sua página apareça logo para os usuários. Então, é de se pensar que em meio a tantos conteúdo, porque uns mais específicos que aparecem e não outros.

São perguntas confusas que parecem dar um nó na cabeça só de pensar. Mas, fique calmo, porque este artigo vai esclarecer todas as suas dúvidas. Assim, acompanhe as dicas a seguir para colocar o seu site na mira do Google.

O que são os fatores de rankeamento

Estes são os critérios que o Google usa, a fim de posicionar melhor um site na página de resultados quando o usuário faz uma busca sobre um determinado assunto ou tema.

O grande X da questão é saber quais parâmetros ele utiliza. Afinal, todo mundo deseja que a sua página esteja bem posicionada no topo das buscas, dessa forma, descubra como nos próximos tópicos.

Importância dos fatores de rankeamento para as estratégias de SEO

Esses fatores são o motor do buscador, ou seja, é através deles que os melhores resultados chegam até o usuário e transformam sua experiência durante a navegação.

Conhecê-los é essencial para montar as estratégias de SEO da forma que permite que o seu site preencha os requisitos necessários e entre no radar desse buscador e fique no topo dos resultados.

Veja quais são os fatores de rankeamento usados pelo Google

Ele utiliza um algoritmo complexo para classificar os sites de acordo com a relevância dada pelo usuário ao tema. No entanto, ele não especifica quais critérios ele usa para isso.

Acredita-se que eles chegam a um total de 200, analisados em questão de milésimos de segundos a cada item pesquisado. Mas, desses, alguns são mera especulação e outros foram comprovados por estudos.

Para ajudar você a entender mais sobre isso, a fim de planejar estratégias efetivas para deixar sua página entre os trend topics do Google, confira a seguir, os principais critérios de rankeamento.

Fatores de rankeamento de domínio

O domínio é o seu endereço na internet. Portanto, é por meio dele que o Google vai levar a sua página as pessoas quando é buscada uma palavra que está nele. Então, continue acompanhando para saber mais sobre o assunto.

Idade do domínio

Os sites mais antigos têm mais tempo de se atualizar, ganhar links e receber visitantes. Por isso, ele é um dos critérios de rankeamento mais relevantes para posicionar sua página nos primeiros resultados.

Histórico do domínio

Quando um site sofre alguma penalização pelo Google por praticar Black Hat, isso tende a pesar de forma negativa para ele, mesmo que mude de dono.

Correspondência exata da palavra chave no domínio e subdomínio

A palavra chave deve corresponder de modo exato ao domínio para se tornar mais visível para o Google. Mas, se ela estiver acompanhada de outra, sua relevância é parcial e é melhor que a coloque no início. Já no subdomínio, ela se torna menor importante ainda.

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Os parâmetros de rankeamento ligados a página são muitos. Dessa forma, preste bastante atenção e comece já a pôr em prática essas dicas para otimizar as buscas do seu site. Em resumo, os principais são:

  • Velocidade de carregamento;
  • Posição da página na arquitetura do site;
  • Categoria da mesma;
  • Idade do site;
  • Visibilidade do conteúdo principal;
  • Uso de dados estruturados.

Velocidade de carregamento da página

Seu site deve levar no máximo dois segundos para ser carregado. Pois, caso contrário, prejudica a experiência do usuário e você começa a ser penalizado pelo Google.

Algumas atitudes podem ser tomadas para acelerar esse processo, como reduzir o tamanho das imagens e gifs.

Fatores de rankeamento de conteúdo

Os fatores de conteúdo do Google são muito importantes para ajudar você a compor as estratégias de SEO (no caso SEO on Page).

Relevância dos links

Além de ser importante a quantidade, bem como a qualidade dos links que você coloca no seu site, também é essencial para a posição dos resultados, a quantidade de links de outros sites (externos) que direcionam para a sua página.

Palavra chave no título (tag title)

Esse é um dos elementos mais importantes de SEO on page. Ele não é, necessariamente, o título do artigo, mas sim uma marcação no código que identifica o título da página para os mecanismos de busca. Aliás, se a mesma estiver no início, melhor ainda.

Use a palavra chave no corpo do texto

Você deve sempre adicionar a PC durante o conteúdo, pois, assim, o Google entende a sua relevância. Assim, o ideal é que ela esteja presente a cada 100 palavras do texto. Confira outros fatores que devem ser analisados:

  • Palavra-chave na Meta Description;
  • Bem como, nas tags e subtítulos;
  • Na URL e nas imagens;
  • TF-IDF;
  • Bullets e listas numeradas;
  • Termos semânticos no conteúdo, nas tags, imagens e URL;
  • Profundidade do conteúdo;
  • Qualidade e autoria do conteúdo;
  • Links internos e externos.

Fatores de rankeamento de site

Os critérios que compõem o rankeamento relacionados a organização do site contribuem bastante para posicionar a sua página no buscador. Veja os principais deles a seguir.

Usabilidade do site

A facilidade de navegação promovida pelo site, através de interfaces simples, limpas e de fácil manuseio é levado muito em consideração pelo Google.

Certificado SSL e protocolo HTTPS

Em 2014, o Google informou que passaria a incorporar o uso do HTTPS aos fatores de rankeamento. Além de favorecer o SEO, isso é um sinal de segurança e credibilidade do site para o usuário. Então, confira outros que devem ser levados em consideração por você:

  • Localização do servidor;
  • Estrutura do URL;
  • Termos de serviço e privacidade;
  • Informações de contato;
  • Reputação do site.

Fatores de rankeamento: arquivos multimídia e otimização de imagens

Os arquivos multimídia enriquecem o site e dão um ar de autoridade. Por isso, são bem vistos pelos Google e contribuem para uma boa posição no mesmo.

As imagens não são vistas com as pessoas a enxergando pelo robô que realiza a operação. Então, uma boa alternativa, e que ganha pontos com o buscador, é a presença de um nome ou texto descritivo dela.

Use esses fatores de rankeamento e aumente as visitas em seu site

Veja que os critérios citados neste artigo são, de certa forma, simples de serem postos em prática. Sendo assim, não perca tempo e comece a usar essas estratégias para otimizar sua página e alavancar seu conteúdo no maior buscador do mundo, o Google.

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