Bert: Como funciona o novo algoritmo do Google?

Bert: Como funciona o novo algoritmo do Google?
5 de outubro de 2021 - por SEO, palavras-chave

Bert: Como funciona o novo algoritmo do Google?

 

O Bert, novo algoritmo do Google, veio para facilitar a forma como o usuário interage em suas buscas na internet. Já que a maioria pesquisa como se estivesse falando com uma pessoa e não com uma máquina.

 

Veja em seguida o que é, como funciona, quando foi lançado, sua abrangência e suas principais influências no SEO e SERPs.

O que é Google Bert?

O Bert (representações de codificador bidirecional de transformadores) é então um dos vários algoritmos criados pelo Google. Assim, ele visa entender a pesquisa dos usuários de internet e trazer resultados mais precisos.

 

Essa tarefa é feita por robôs que são capazes de entender a linguagem humana pelo buscador. Então, hoje em dia, com a evolução da tecnologia são capazes de entender erros de digitação, gírias e até expressões de linguagem que se usa na fala e nem se nota.

Como funciona o Google Bert

Esse algoritmo é uma rede neural, baseado no sistema nervoso central, ou seja, é capaz de aprender as formas de linguagem e expressão humana. E na NPL (Processamento de Linguagem Natural), que entende frases em vez de palavras isoladas.

O que é NPL?

A NPL é a área da inteligência artificial que transforma a linguística e estuda as interações das linguagens humanas e computacionais, isto é, ela converte as palavras de forma que o computador entenda.

O diferencial do Bert

Portanto, diferente de outros algoritmos, o Bert precisa de pouco texto para treinar o aprendizado da máquina. Além disso, ele compara a palavra-chave pesquisada com os termos que vem antes e depois dela, em seguida faz uma ligação para melhor resultado.

Quando o Bert foi lançado?

O seu código aberto foi liberado em novembro de 2018 na Github. Porém, o Google só aplicou no seu sistema de busca em outubro de 2019 e foi a maior atualização dos últimos 10 anos.

Google Bert e sua importância

Quando se fala em pesquisa na internet associa-se logo à Google. Assim, a missão da empresa é organizar todo o conteúdo web e entregar as melhores respostas ao que o usuário precisa. Relacionando a palavra-chave com os termos disponíveis.

 

Por volta de 2009, o Google retornava apenas pesquisas com a correspondência exata. Já com a criação do algoritmo RankBrain em 2015, as buscas começaram a fazer relações entre as palavras. 

 

Um exemplo: ao buscar “cuidados” vinha resultados também com “como cuidar”. O Bert veio para revolucionar a pesquisa sem palavras-chaves. 

 

Sendo assim, ele verifica qual o objetivo para o retorno do resultado. É a pesquisa além da pesquisa, que visa facilitar a leitura do usuário.

O que muda para o SEO e SERPs?

Praticamente nada muda no que se relaciona ao SEO (otimização para mecanismos de buscas) e às SERPs (página que apresenta os resultados). Então, os sites continuarão performando de acordo com o conteúdo de qualidade apresentado.

Marketing de Conteúdo

Com a chegada do Marketing de conteúdo o foco da internet mudou para o usuário, ou seja, para que você consiga divulgar seu trabalho, serviço e atrair novas oportunidades, o seu conteúdo digital deve ser constante e atrativo.

 

O Bert entende preposições e artigos, além de relacionar palavras de uma mesma sentença. Ele tem uma interpretação superior à de um humano. Sendo assim, quanto melhor a qualidade do conteúdo, maior a chance dele aparecer primeiro nas buscas.

Disponível em diversas línguas

Ele está disponível em 102 idiomas, o algoritmo está presente em 10% das buscas e não substitui o RankBrain, pelo contrário, ele veio para somar.

 

Uma nova tecnologia que veio aprimorar a integração usuário e web de forma mais fluida e funcional.

 

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