Bert: Como funciona o novo algoritmo do Google?
5 de outubro de 2021 - por admin SEO, palavras-chave
Bert: Como funciona o novo algoritmo do Google?
O Bert, novo algoritmo do Google, veio para facilitar a forma como o usuário interage em suas buscas na internet. Já que a maioria pesquisa como se estivesse falando com uma pessoa e não com uma máquina.
Veja em seguida o que é, como funciona, quando foi lançado, sua abrangência e suas principais influências no SEO e SERPs.
O que é Google Bert?
O Bert (representações de codificador bidirecional de transformadores) é então um dos vários algoritmos criados pelo Google. Assim, ele visa entender a pesquisa dos usuários de internet e trazer resultados mais precisos.
Essa tarefa é feita por robôs que são capazes de entender a linguagem humana pelo buscador. Então, hoje em dia, com a evolução da tecnologia são capazes de entender erros de digitação, gírias e até expressões de linguagem que se usa na fala e nem se nota.
Como funciona o Google Bert
Esse algoritmo é uma rede neural, baseado no sistema nervoso central, ou seja, é capaz de aprender as formas de linguagem e expressão humana. E na NPL (Processamento de Linguagem Natural), que entende frases em vez de palavras isoladas.
O que é NPL?
A NPL é a área da inteligência artificial que transforma a linguística e estuda as interações das linguagens humanas e computacionais, isto é, ela converte as palavras de forma que o computador entenda.
O diferencial do Bert
Portanto, diferente de outros algoritmos, o Bert precisa de pouco texto para treinar o aprendizado da máquina. Além disso, ele compara a palavra-chave pesquisada com os termos que vem antes e depois dela, em seguida faz uma ligação para melhor resultado.
Quando o Bert foi lançado?
O seu código aberto foi liberado em novembro de 2018 na Github. Porém, o Google só aplicou no seu sistema de busca em outubro de 2019 e foi a maior atualização dos últimos 10 anos.
Google Bert e sua importância
Quando se fala em pesquisa na internet associa-se logo à Google. Assim, a missão da empresa é organizar todo o conteúdo web e entregar as melhores respostas ao que o usuário precisa. Relacionando a palavra-chave com os termos disponíveis.
Por volta de 2009, o Google retornava apenas pesquisas com a correspondência exata. Já com a criação do algoritmo RankBrain em 2015, as buscas começaram a fazer relações entre as palavras.
Um exemplo: ao buscar “cuidados” vinha resultados também com “como cuidar”. O Bert veio para revolucionar a pesquisa sem palavras-chaves.
Sendo assim, ele verifica qual o objetivo para o retorno do resultado. É a pesquisa além da pesquisa, que visa facilitar a leitura do usuário.
O que muda para o SEO e SERPs?
Praticamente nada muda no que se relaciona ao SEO (otimização para mecanismos de buscas) e às SERPs (página que apresenta os resultados). Então, os sites continuarão performando de acordo com o conteúdo de qualidade apresentado.
Marketing de Conteúdo
Com a chegada do Marketing de conteúdo o foco da internet mudou para o usuário, ou seja, para que você consiga divulgar seu trabalho, serviço e atrair novas oportunidades, o seu conteúdo digital deve ser constante e atrativo.
O Bert entende preposições e artigos, além de relacionar palavras de uma mesma sentença. Ele tem uma interpretação superior à de um humano. Sendo assim, quanto melhor a qualidade do conteúdo, maior a chance dele aparecer primeiro nas buscas.
Disponível em diversas línguas
Ele está disponível em 102 idiomas, o algoritmo está presente em 10% das buscas e não substitui o RankBrain, pelo contrário, ele veio para somar.
Uma nova tecnologia que veio aprimorar a integração usuário e web de forma mais fluida e funcional.
Quer saber qual é a melhor estratégia para sua empresa e fazer o seu negócio crescer?
Conheça as nossas soluções personalizadas em marketing digital da Agência Be In Digital Serviço de qualidade com preço acessível.
Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite um orçamento.
Posts recentes
- Bert: Como funciona o novo algoritmo do Google?
- Tudo o que o marketing para rede social pode fazer pelo seu negócio
- Quanto uma empresa deve investir em marketing e quais estratégias
- Guia completo de como montar seu negócio – veja o passo a passo
- Fatores de rankeamento: descubra quais são os mais importantes