Lead, Taxa de conversão e CPC: descubra e aplique
14 de junho de 2021 - por admin Marketing Digital, Marketing de Conteúdo
Lead, Taxa de conversão e CPC: descubra e aplique
No universo do marketing digital, três conceitos são fundamentais: lead, taxa de conversão e CPC. Afinal, sem eles, sua estratégia não vai alcançar o resultado desejado e seu negócio pode acabar ficando para trás.
Confira neste artigo um guia completo sobre esse assunto e veja como cada termo acima funciona e como colocá-los em prática. Assim, você vai perceber que eles são simples, mas muito importantes.
Lead, Taxa de conversão e CPC, o que são?
Você precisa ter noção desses termos para criar uma boa estratégia digital. Então, para ficar mais didático, veja a seguir o que é cada um deles.
Lead é definido como um consumidor em potencial. Logo, esse termo se refere a uma oportunidade de negócio, porque é aquela pessoa que já demonstrou interesse na sua companhia.
Baixar conteúdos exclusivos e pedir orçamentos são alguns exemplos do que esse indivíduo pode fazer. Sendo assim, para entender o que é lead, taxa de conversão e CPC é necessário que você saiba que esses conceitos são relacionados.
Geração de lead
Isso pode ser definido como a conversão de alguém que já conhece a sua marca. Esse processo vai tornar a pessoa um cliente potencial.
Gerar leads é atrair mais vendas para seu negócio. Assim, você lucra bem mais. Contudo, esse procedimento requer estratégias eficientes de captação, aliás o uso de landing pages é uma das técnicas mais utilizadas.
Nutrição de lead
Depois de adquirir seu lead, você precisa nutri-lo, ou seja, a equipe de marketing do seu negócio precisa ter um engajamento com essas pessoas. Então, algumas formas de fazer isso são:
- Oferecendo de suporte;
- Disponibilizando conteúdos que gerem valor para os interessados;
- Enviando e-mail marketing.
Lembre-se de que os conceitos lead, taxa de conversão e CPC estão juntos. Assim, para ter sucesso na sua estratégia de nutrição, siga os passos abaixo:
- Estabeleça o seu objetivo;
- Defina quem é a sua persona;
- Defina o gatilho que vai disparar a sequência de e-mails;
- Produza um bom conteúdo;
- Estabeleça os intervalos entre os envios e programe as mensagens;
- Colete os resultados e estude-os.
Lead, Taxa de conversão e CPC e os tipos de lead
Ao contrário do que muitos acreditam, não existe apenas um lead, são vários tipos. Portanto, saiba quais são a seguir.
Marketing Qualified Lead – MQL
- Devem ser trabalhados pelo seu time de marketing;
- Não sabem se vão fechar negócio com sua marca, então precisam de incentivo.
Sales Qualified Lead – SQL
- São responsabilidade da equipe de vendas;
- Conhecidos com a evolução dos MQLs;
- Prontos para serem abordados sobre a possível venda.
Product Qualified Lead – PQL
- Esses são leads qualificados pelo produto;
- São usados apenas em algumas empresas que disponibilizam um tipo de produto gratuito;
- PQLs depois do período de teste, mostram interesse em adquirir a versão paga do produto;
- O Service Qualified Lead, outra variação, segue na mesma linha só que relacionado a serviços e não produtos.
Taxa de conversão
Sabendo da relação entre lead, taxa de conversão e CPC é hora de conhecer o segundo conceito. Essa taxa é uma métrica usada para acompanhar sua audiência. Assim, seu intuito é ver quanto do seu público converte e gera resultados para seu negócio.
Lead, Taxa de conversão e CPC: como calcular essa taxa?
Por sorte, existe uma fórmula simples que te permite calcular a taxa de conversão. Tudo é feito na forma de porcentagem, comparando o número de visitantes com a quantidade de usuários convertidos. Então, vamos a um exemplo prático:
- Número de visitantes: 10.000;
- Pessoas convertidas: 100;
- Taxa de conversão = 100/10.000, ou seja, 1%.
O mais interessante é que você não precisa fazer nada disso na mão, porque existem várias ferramentas para te ajudar nesse processo. Aliás, uma delas é o Google Analytics.
Aumentando sua taxa de conversão
A interação entre lead, taxa de conversão e CPC pode ser ainda mais forte. Para isso, é necessário aumentar ainda mais essa taxa. Assim, algumas estratégias podem fazer esse papel, por exemplo:
- Realização de testes A/B;
- Apresentação de uma boa proposta de valor;
- Aplicação de gatilhos mentais;
- Uso de linguagem simples e acessível.
CPC o que é ?
A sigla significa custo por clique e é uma outra métrica muito utilizada por páginas de publicidade online. Sendo assim, seu principal objetivo é poder estimar melhor a cobrança e desempenho dos anúncios pagos.
Por isso que hoje o CPC é uma das ferramentas mais importantes dentro do marketing digital. Afinal, com ele você consegue mensurar o sucesso da publicidade na sua marca.
Lead, Taxa de conversão e CPC: como calcular o CPC da sua página?
Essa é uma outra fórmula simples e para ter uma interação eficiente entre lead, taxa de conversão e CPC, você precisa conhecê-la.
- CPC = custo total/número de cliques.
Imagine que você destinou cerca de R$ 2 mil para determinada campanha no Google Ads. Ainda, o valor do CPC para a palavra-chave que você escolheu é de R$ 1,00. Então, o retorno que você espera disso é de 2 mil cliques.
Reunindo os 3 conceitos
É hora de parar de pensar em cada conceito de maneira separada. Perceba que eles funcionam como um esquema de uma estratégia de marketing digital.
Pegando um exemplo, imagine que você tem uma empresa que oferece serviços.Assim, decidiu criar conteúdos de valor dentro da sua página para atrair mais clientes. Nos seus textos, você escolheu as palavras-chave de maneira inteligente.
Com isso, será possível aplicar a estratégia para mensurar o CPC. Então, essa métrica vai te ajudar a analisar suas taxas de conversões. Ainda, será possível gerar mais leads para seu negócio.
Por fim, essa é a importância da relação entre lead, taxa de conversão e CPC. Um conceito precisa do outro para criar uma estratégia que seja de fato eficiente.
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