O que é tráfego orgânico e como potencializá-lo?
17 de junho de 2021 - por admin Marketing Digital, Marketing de Conteúdo
O que é tráfego orgânico e como potencializá-lo?
O tráfego orgânico é um dos fatores que determina o sucesso de um negócio nas plataformas online. Então, sem ele, seu empreendimento não vai ter o reconhecimento que merece.
Infelizmente, essa variável ainda é ignorada por muitos empresários, o que é um grande erro. Portanto, confira um guia que vai te ajudar a entender essa estratégia. Ainda, veja como colocá-la em prática pode ser eficaz para o seu sucesso.
Contextualizando o tráfego orgânico
Esse termo se refere a todas as visitas que seu canal digital recebe, seja ele site ou redes sociais. No entanto, elas só contam quando conquistadas de maneira espontânea, ou seja, sem qualquer anúncio.
Neste artigo vamos focar no tráfego orgânico proveniente dos mecanismos de busca como o Google. Aliás, o mais interessante sobre esse tipo de estratégia é o seu custo.
De fato, você não pode afirmar que ela não gera nenhum gasto, porque métodos de atração de visitas levam tempo e tem seu preço. Mas, a forma orgânica de tráfego tem uma vantagem enorme.
Com ela, você gasta apenas uma vez enquanto colhe resultados por bastante tempo. Um exemplo prático são os artigos de blog. Então, produzir o texto vai ter um custo, mas ele pode trazer resultados durante anos.
No caso do anúncio, ele só vai durar o tempo que você paga por ele. Aliás, além do tráfego orgânico, existe outros quatro, como veremos a seguir:
- Pago: quando você coloca anúncios nos locais onde sua audiência se encontra;
- Direto: quando o usuário acessa seu site de forma direta, sem vir de outra página;
- Social: acessos provenientes das redes sociais, como o compartilhamento de links;
- De referência: acontece quando visitam sua página por outro método que não os mecanismos de busca. Backlink é um exemplo clássico.
Investir em tráfego orgânico, vale a pena?
Atualmente, investir em marketing digital implica em desenvolver estratégias de tráfego. Existem inúmeras razões para isso, confira as principais logo abaixo.
1- Custo-benefício
O modo orgânico de tráfego é capaz de reduzir os custos dentro da sua estratégia de marketing. Isso claro, quando comparado ao esquema de anúncios. Dessa forma, sua margem de lucro nas vendas é bem maior. Por isso que o custo benefício aqui é enorme.
2- Escalabilidade
Logo de cara você precisa entender que anúncios não são escaláveis. Sendo assim, quando parar de pagar por eles, seus acessos vão cair. No tráfego orgânico isso não acontece, muito pelo contrário. Então, quanto mais visitas, menos custo para seu negócio.
3- Relevância
Quando um resultado de pesquisa é um anúncio pago, o Google deixa isso claro para o usuário.
Esse último já sabe que sua página está tentando vender alguma coisa. Assim, a sua confiança nas informações da sua página é afetada. No caso da alternativa orgânica, a credibilidade do conteúdo do seu site é bem maior.
4- Duração
Os resultados orgânicos não tem um prazo de validade para você se preocupar. Então, essa é uma das maiores vantagens dessa estratégia.
5- Relacionamento
O tráfego orgânico é a melhor escolha para manter um relacionamento saudável e duradouro com seu usuário. Com ele, você consegue acompanhar seu público durante toda jornada de compra.
Aliás, a confiança entre as partes é um aspecto fundamental. Portanto, você deve sempre estar cuidando deste ponto.
Aplicando tráfego no seu negócio
Até aqui, você já entendeu a importância desse tipo de tráfego. Agora, é hora de ter noção de como aplicá-lo de maneira direta e eficaz.
1- Marketing de conteúdo
Um dos pontos mais importantes dentro do marketing digital. É muito improvável que você consiga gerar algum tráfego sem produzir um conteúdo. Aliás, ele precisa gerar algum valor para o seu público.
Por isso que o marketing de conteúdo precisa ser muito bem elaborado. Porque ele é uma arma poderosa na hora de conseguir eficiência no seu tráfego orgânico.
2- SEO
A sigla em português significa Otimização dos Motores de Busca. Então, ele serve para fazer com que o Google encontre o seu site mais facilmente.
Hoje, é muito difícil encontrar uma página que não dê a devida importância a estratégia de SEO. Ainda mais diante da enorme concorrência dentro do universo online.
3- E-mail Marketing
Uma das formas mais práticas e eficazes de manter um relacionamento com seu público. Assim, o e-mail marketing permite que você direcione o conteúdo para quem realmente interessa.
Agora, jamais compre listas de e-mail prontas, porque elas só vão atrapalhar o desenvolvimento do seu negócio. Portanto, você deve consegui-las espontaneamente.
Como potencializar o seu tráfego orgânico?
As estratégias para aumentar as visitas na sua página são as descritas acima. Agora, você também pode tomar pequenas decisões que vão potencializá-las, veja a seguir.
1- Mantenha o foco na persona sempre
Você não vai conseguir chamar atenção de todo mundo. Portanto, foque na sua persona, ela é seu público de fato, seu cliente. Então, tudo que for produzir, precisa estar de acordo com seus leads.
2- Desenvolva um esquema para suas palavras-chave
O tráfego orgânico depende das palavras-chave usadas na sua página. Afinal, são elas que vão ajudar os mecanismos de busca a encontrar seu site. É essencial que você dê a devida importância a elas.
3- Descreva seu conteúdo para o Google
O Google deixa que você apresente seu conteúdo de forma diferente na página de busca. Então, use essa oportunidade para torná-lo ainda mais atraente para seus usuários.
4- Aplique o mesmo conteúdo em mais de um formato
Divulgar seu conteúdo em apenas um formato vai reduzir significamente seu alcance. Dessa forma, invista tempo adaptando-o para outras plataformas.
5- Produção e promoção de conteúdo são igualmente importantes
De nada adianta fazer um conteúdo sensacional se ninguém toma conhecimento dele. Portanto, invista tempo fazendo a promoção do mesmo.
Tenha resultados com o tráfego orgânico
Aplique as dicas deste artigo para que você tenha bons resultados com o tráfego orgânico. Além disso, não esqueça de contar com a ajuda de profissionais, assim, seu trabalho irá gerar vendas reais para sua empresa.
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