Nicho de mercado, como descobrir e definir o seu
15 de maio de 2021 - por admin Marketing Digital, Agência de Marketing
Nicho de mercado, como descobrir e definir o seu
O nicho é um termo simples, mas seu conceito nem tanto. Logo, quem está iniciando um novo negócio, precisa entender bem para definir o seu. Pois, é a partir daí que se cria uma estratégia de vendas.
A falta de conhecimento pode levar você a investimentos equivocados. Por exemplo, direcionar seu produto para um público desinteressado.
Então, aqui você vai compreender tudo sobre o assunto. Inclusive, sua importância a fim de atingir um bom faturamento.
O que é nicho de mercado?
É um segmento, como o da saúde, beleza, futebol e muitos outros. Portanto, eles são bem variados e, por isso, é difícil escolher um.
A principal dica é que ele seja algo que você goste. Dessa forma, fica mais fácil falar do tema. Afinal, é importante trabalhar com o que se tem afinidade, principalmente, quando seu meio de divulgação for orgânico.
Ou seja, sem investimentos financeiros em anúncios. Desse modo, você terá que criar bastante conteúdo relevante sobre seu segmento. Por fim, com este definido, será necessária outra decisão, confira qual é a seguir.
Subnicho de mercado
É o subconjunto do seu segmento. Logo, quanto mais amplo ele for, melhor. Pois, dessa maneira, você:
- Terá mais facilidade para criar conteúdo;
- Vai entender seu público-alvo;
- Maior assertividade na hora de vender seu produto.
Por que devo saber meu nicho de mercado
O principal motivo é que assim a empresa agrega mais valor ao que está vendendo. Além disso, fica mais fácil se destacar dos demais. Outra razão é que você poderá investir menos, ao restringir o seu público de interesse.
Quanto mais específica for sua divulgação, mais o consumidor vai se identificar. Isso é o que as agências de marketing digital buscam desenvolver. Dessa forma, você consegue pessoas mais engajadas ao seu produto.
Ou seja, a persona precisa sentir que sua marca está falando com ela. A fim de satisfazer suas necessidades e solucionar seus problemas.
Como encontrar seu nicho
Esse é o pontapé inicial para saber como sua empresa vai atuar no mercado. Além disso, é o melhor jeito de entender como alcançar seu público de interesse.
Não é um exagero definir esse momento como o sucesso ou fracasso do seu negócio. Pois, é a partir da escolha do seu segmento que:
- Você vai conhecer sua persona;
- Irá conhecer seus principais concorrentes;
- Vai compreender os desafios que precisará superar.
5 dicas para encontrar um nicho rentável
É uma decisão importante e que envolve diversos elementos. Então, para ajudá-lo nisso, confira as sugestões a seguir.
1 – Veja seus interesses
Para definir sua área de atuação, é preciso saber no que você é bom. Isto é, quais são os seus hobbies ou conhecimentos específicos. Afinal, isso é essencial para que seu negócio seja um diferencial no mercado e não apenas mais um.
2 – Conheça as tendências de mercado
Para ficar por dentro de todas elas, é recomendado utilizar duas ferramentas do Google. Ou seja, o mais buscador da internet, logo, são eles:
- Adwords Keyword Planner;
- Google Trends.
Com eles, você poderá escolher e pesquisar sobre nichos de acordo com seus próprios interesses.
3 – Pesquise sobre a concorrência
Uma pesquisa de mercado é fundamental nessa etapa. Com o intuito de buscar por concorrentes e suas estratégias para alcançar público.
O ideal é optar por um segmento de mercado em que possa ter uma competição saudável. A fim de crescer com o seu diferencial e planos para fidelizar clientes.
4 – Analise o público que seu nicho atende
Esse é o momento de definir seus canais de venda e interação. Porém, para isso, é necessário responder os seguintes questionamentos:
- Quais as redes que meu público mais usa para buscar informações;
- Como cativar consumidores e solucionar suas dores;
- O que eles esperam dos meus produtos.
5 – Teste seu produto
Com isso, você terá os feedbacks. Contudo, a forma de fazer isso depende do seu tipo de empresa e segmento.
Defina seu nicho de mercado
Ter isso decidido é muito importante para o sucesso do seu empreendimento, seja ele qual for. Assim, é muito mais fácil ser visto no mercado quando se está direcionado para o público certo.
Dito isso, escolher uma agência de marketing digital é a melhor opção. Pois, uma equipe de profissionais especializados, focados em oferecer bons resultados para sua empresa é tudo que você precisa. A fim de obter lucratividade e se destacar dos concorrentes.
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