Marketing Growth: Você sabe o que é isso?
16 de abril de 2021 - por admin Marketing Growth, Marketing Digital
Marketing Growth: Você sabe o que é isso?
O marketing growth é uma estratégia que tem sido adotada por muitas empresas. Assim, ela auxilia o crescimento rápido e eficaz de seu negócio. Mas, apesar da grande popularidade, ainda é desconhecida por muitos.
As transformações digitais, especialmente no último ano, mudaram as formas de atuar online. Então, é neste momento que novas vertentes e meios surgem para otimizar sua presença.
Neste artigo, entenda mais sobre o termo e suas diferenciações. Também veja dicas para aplicá-lo em sua empresa. Dessa forma, obtêm resultados que melhoram seu negócio e potencializam vendas.
O que é Marketing Growth?
De modo geral, o Marketing Growth, também conhecido como marketing de crescimento, é uma estratégia revolucionária. Assim, foca especialmente na gestão de vendas, aquisição e retenção de clientes.
O objetivo é um crescimento exponencial das empresas. Dessa forma, conquistou espaço principalmente com as startups. Mas, pode ser aplicada em qualquer negócio que deseja inovar.
Não é apenas as vendas que estão no foco desse conceito. Aliás, um dos pilares fundamentais é reter clientes. Bem como, gerar recorrência de receita. Afinal, é bem mais barato manter um consumidor do que conquistar um novo.
A diferença entre Marketing Growth e Marketing tradicional
Para entender melhor o Marketing Growth é importante conhecer as diferenças em relação às estratégias mais tradicionais. Dessa forma, você consegue definir se deve ou não apostar nesta vertente.
O marketing de crescimento atua em hipóteses e testes científicos. Portanto, está presente em todos os canais de divulgação e tem como principais parceiros os engenheiros.
Já o marketing tradicional é bem diferente. Afinal, ele visa gerar vendas e leads, apostando em práticas comuns do mercado. Além disso, utiliza-se de veículos mais tradicionais, como a TV, rádio e meio impresso.
De modo geral, o Growth conversa melhor com a era das mídias sociais e ambiente virtual. Em contrapartida, o modelo tradicional ainda está preso a meios considerados obsoletos atualmente.
Funil pirata do growth
Uma ferramenta muito conhecida para quem produz conteúdo profissionalmente nas redes sociais é o funil de vendas. Ou seja, uma estrutura que baseia o marketing de conteúdo. Assim, você mapeia a jornada do cliente.
Já com o Marketing Growth existe o funil pirata, com cinco divisões. Portanto, são elas:
- Aquisição: momento em que os consumidores descobrem sua marca;
- Ativação: a empresa deve fazer com que o cliente use seu produto/serviço o mais rápido possível;
- Retenção: utilize de seus atrativos para aumentar a frequência de consumo;
- Receita: por meio de estratégia visa-se gerar mais monetização;
- Indicação: é a etapa final, da qual, os clientes indicam sua marca para outras pessoas.
Manter clientes ativos
Diferente do funil de vendas, o pirata tem o foco em manter clientes ativos. Sendo assim, que consumam cada vez mais seus produtos. Além disso, que indiquem por meio do marketing boca a boca.
Esse modelo tende a reter os clientes e torná-los propagadores da marca. Logo, reduz os custos na conquista de novos leads. Afinal, seus consumidores vão cuidar disso para você.
Como aplicar o Marketing Growth
Aplicar o Marketing Growth em sua empresa é mais simples do que pensa. Dessa forma, há cinco passos para seguir em toda ação. Logo, eles guiam sua atividade com a visão de crescimento.
Os passos são:
- Ideia: faça um brainstorming para levantar seu problema e as oportunidades;
- Modelagem: defina a hipótese de seu experimento, o que será feito, ferramentas e métricas;
- Teste: faça um experimento e acompanhe as métricas;
- Resultado: verifique os dados obtidos com sua ação;
- Próximos passos: caso o experimento tenha dado certo, comece a aplicá-lo de forma escalada.
Você ainda pode contar com o apoio de uma agência de marketing digital para guiar seus passos. Portanto, terá o conhecimento e mão de obra necessários para realizar todas as etapas.
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