Marketing de Conteúdo: Por que ele é importante para a sua marca?
16 de abril de 2021 - por admin Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo: Por que ele é importante para a sua marca?
O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais eficazes na jornada do seu cliente. Afinal, é por meio dela que você vai nutrir o lead com informações relevantes. Assim, visando que aconteça a compra.
É muito comum as empresas criarem conteúdo. Mas, nem todas realmente fazem o planejamento e aplicam de forma assertiva. Ou seja, mais do que criar postagens, é preciso de estratégia.
Neste artigo você vai entender a importância do conteúdo para sua empresa. Bem como, dicas para aplicar de forma correta as técnicas. Além disso, conheça os benefícios dessa prática para o negócio.
O que é Marketing de Conteúdo?
De modo geral, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia focada em engajar o público-alvo. Dessa forma, fazendo com que sua rede de clientes e leads aumente. Aliás, isso é conquistado pela qualidade das informações.
A ideia é que gere conteúdo de valor e que as pessoas se interessem pelo seu negócio. Assim, a cada postagem, entendem mais sobre sua empresa e produto, até gerar a compra.
O conteúdo relevante é aquele que traz informação. Ou seja, não é apenas propaganda, mas sim um material rico. Por exemplo, que traga a solução de um problema, que informe uma novidade, apresente uma técnica.
Esse material que será criado varia de acordo com seu negócio. Então, é preciso conhecer seu público e os seus gostos. Assim, saberá as informações que são relevantes e de valor para eles.
As redes utilizadas
É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre as redes para aplicar a estratégia. Mas, o Marketing de Conteúdo pode ser usado em todas elas. Por exemplo:
- Blog;
- Twitter;
- Linkedin;
- Facebook;
- Instagram;
- Whatsapp;
- Telegram;
- Youtube.
Independente da rede social é possível criar conteúdo de qualidade. Assim, deve-se manter a atenção apenas aos formatos. Afinal, cada uma delas tem suas características.
A importância do Marketing de conteúdo para sua marca
Atualmente o Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias para sua empresa. Portanto, é essencial que invista nela para atrair novos clientes. Além disso, aumenta sua presença nos meios digitais.
Pesquisas apontam que 98,9% dos usuários da internet utilizam buscadores. Além disso, 47% dos consumidores pesquisam antes de comprar um produto. Ou seja, é neste momento que sua marca deve ser encontrada.
Devido a grande concorrência, você deve utilizar todos os meios para atrair os clientes. Então, com o conteúdo, além de fidelizar os que possui, pode conquistar outros. Também é uma oportunidade de ganhar espaço nos buscadores.
Com a era digital é impossível não investir em um conteúdo de qualidade. Então, para que sua marca esteja sempre na visão de seus clientes, aposte na estratégia.
Benefícios dessa estratégia de Marketing
O Marketing de Conteúdo traz inúmeros benefícios para sua empresa Assim, entre eles, temos:
- Promove o reconhecimento da marca;
- Incentiva a fidelização dos clientes;
- Atrai leads qualificados;
- Educa, informa e entretém seu público;
- Cria um relacionamento e engajamento com seus seguidores;
- Gera economia no investimento a longo prazo;
- Aumenta as vendas;
- Desperta o interesse sobre sua marca e produto;
- Alcança posições interessantes nos buscadores da internet;
- Aumenta o tráfego de seu site;
- Reduz o custo de aquisição de cliente;
- Potencializa o lifetime-value (valor que um cliente gasta em sua empresa).
Ao aplicar corretamente a estratégia é possível beneficiar-se com os tópicos citados. Ou seja, sua empresa visa o crescimento e não apenas vendas. Afinal, além do lucro, também ganha posicionamento e autoridade no mercado.
Como iniciar um plano de Marketing de Conteúdo
Depois de entender todos os benefícios e a importância é impossível não desejar aplicar o Marketing de Conteúdo. Porém, para que a estratégia seja eficaz é importante que siga alguns passos.
Inicialmente tenha em mente quais são seus objetivos. Ou seja, o que deseja alcançar com suas ações. Por exemplo, reconhecimento de marca, novos clientes, fidelização.
O próximo passo é avaliar sua empresa. Então, pense qual a abordagem ideal, a voz que deseja usar. Bem como a forma de comunicação. Afinal, esses pontos são essenciais para seus conteúdos.
Avalie ainda a personalidade de seu negócio e qual mensagem deseja transmitir. Dessa forma, terá o norte para criar todos os conteúdos. Em seguida, defina os canais e meios a serem utilizados.
Lembre-se que o importante é escolher aqueles em que seus clientes estejam presentes. Porque assim consegue atingir seu público de forma mais rápida e até mesmo orgânica.
Com todas as informações em mãos é o momento de criar seu plano de conteúdo. Portanto, deve definir os assuntos a serem abordados, formatos e quais redes publicará. Aliás, neste momento é importante que tenha tudo bem definido, para facilitar o processo.
Por fim, o ideal é que acompanhem todos os resultados. Ou seja, verifiquem as métricas que estão sendo alcançadas. Dessa forma, se necessário, faça adaptações durante o andamento do seu planejamento.
Funil de vendas
É comum que no Marketing de Conteúdo utilizem o funil de vendas como norte. De modo geral, é uma estratégia que ajuda a nutrir o lead durante a jornada de compra. Portanto, aos poucos você entrega as informações necessárias.
São três grandes etapas que envolvem o funil. Então, são elas:
- Topo: momento em que o cliente descobre sua marca. Logo, é indicado um conteúdo mais leve e que informe;
- Meio: é quando acontece o reconhecimento da necessidade. Portanto, já pode despertar o interesse e demonstrar a dor deles;
- Fundo: nesta etapa os leads já pensam em comprar. Dessa forma, ofereça conteúdo que demonstre os benefícios e até mais densos em material.
Aplicando as etapas do funil você consegue manter o lead em uma jornada. Assim, aos poucos, convence-o de realizar uma compra. Bem como, de manter-se engajado com seu conteúdo.
5 dicas para iniciar essa estratégia em seu negócio
Neste artigo entendemos a necessidade de colocar em prática o Marketing de Conteúdo. Portanto, para facilitar sua jornada, veja cinco dicas para usar:
- Tenha a persona de sua empresa bem definida;
- Pesquise e tenha conhecimento nos temas que têm mais relação com sua marca;
- Crie conteúdos extremamente relevantes e de qualidade. Nunca faça mais do mesmo;
- Trabalhe com SEO e palavras-chaves. Dessa forma, facilita a otimização nos buscadores;
- Faça campanhas e distribuição de conteúdos para atrair leads. Por exemplo, e-books exclusivos ou lives.
Siga as dicas e não deixe de apostar nesta estratégia para seu negócio. Certamente terá ótimos resultados. Assim, otimizando suas vendas e conquistando novos leads.
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